Olá!

Olá!
Sejam bem-vindos

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ponto de encontro

A artista Joana Vasconcelos tem uma peça de colecção (em exposição no Museu Berardo) intitulada "Ponto de Encontro" (2000).
"É uma peça da colecção da Caixa Geral de Depósitos, feita primeiro em Serralves. É um carrossel ao estilo antigo português. Uma estrutura de ferro, como se via nos parques infantis das décadas de 70 e 80.  Venceu o prémio Tabaqueira de Arte Pública. Este carrossel gira em torno de um eixo fixo e as suas cadeiras são objectos de “design” ,em metal cromado, madeira, tecidos, ferro metalizado e pintado.
 O “ponto de encontro” para o qual Joana Vasconcelos convoca o espectador, converte-se num “jogo das cadeiras” ou num “jogo da roda”, cujas regras são estabelecidas por cada um ao aceitar a cumplicidade ou a estranheza das referências sociais evocadas.
Acentua-se nesta obra a diversidade de cada um, características individuais de cada ser humano. Cada cadeira é única, tal como cada ser humano o é!!
Não podia ter sido escolhido melhor nome para esta obra, tal como o foi para este blog: o nosso "Ponto de encontro". Que apela e respeita a identidade de cada individuo nas suas características únicas!!

2 comentários: