Olá!

Olá!
Sejam bem-vindos

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Projecto: Crescer a ler

O projecto Crescer a Ler foi lançado nos Encontros Ser Bebé V em Lisboa e em Coimbra a 17 de Outubro e a 7 de Novembro, respectivamente. Foi, também apresentado na III Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura, a 23 de Outubro.

É um programa destinado a estimular o prazer de ler, mediante a oferta de livros a todas as crianças portuguesas e de incentivo à leitura em família.

Este programa teve a sua génese no projecto “O Meu Brinquedo é um Livro” que resultou da parceria da APEI, Associação de Profissionais de Educação de Infância e APP, Associação de Professores de Português que foi lançado em 2 de Abril de 2005. Desde 2006, que o projecto se assume também como uma participação das associações no desígnio nacional que constituiu o Plano Nacional de Leitura.

Após três anos de existência a APEI propôs-se repensar toda a estratégia de desenvolvimento, de forma a torná-lo mais dinâmico e apostando num novo formato que permita chegar a mais famílias, diversificar as obras disponíveis e, sobretudo, desenhar um programa que constitua um valor acrescentado para que cada criança seja um leitor desde as idades mais precoces.
Assim pretende-se apostar numa dinâmica que permita:
• chegar a mais famílias;
• chegar a mais crianças;
• diversificar as obras disponíveis;
• que o contacto com a leitura por prazer constituam um valor acrescentado contribuindo para que cada criança seja um leitor;
• que o livro tenha uma dimensão literária e afectiva e faça parte da vida de cada criança, por mais tempo e de forma mais significativa;
• proporcionar à criança a sua primeira “biblioteca” com ilustração de qualidade e conteúdos diversificados;
• manter o guia para pais, conceber e disponibilizar outro material de apoio em diferentes suportes;
• criar redes de colaboração com bibliotecas escolares e públicas, serviços de educação, cultura e saúde e também com organizações da sociedade civil que possam potenciar a disseminação de oportunidades de formação e reflexão para pais e profissionais.


Sem comentários:

Enviar um comentário