Olá!

Olá!
Sejam bem-vindos

sexta-feira, 19 de março de 2010

Autismo e Perturbações no Desenvolvimento das Crianças - Palestra

Durante a noite de ontem, dia 18, decorreu uma palestra sobre o tema: Autismo e Perturbações no Desenvolvimento das Crianças. Esta palestra decorreu na Escola Secundária de Odivelas, com a organização do "Mundo Interior".

Como oradores estavam presentes o Dr. Nuno Lobo Antunes, a Escritora Ana Martins e um grupo de alunos do 12.º ano.

Devo confessar que foi com alguma surpresa e muita alegria que assisti a esta palestra numa sala cheia de pessoas ligadas à Educação Especial, Pais e Amigos que de algum modo estavam com "sede" de informação.

O grupo de alunos do 12º ano, começou a palestra com a apresentação do trabalho realizado durante a Área de Projecto. Da apresentação "saltou" a construção de brinquedos bastante apelativos e a construção de uma maqueta com espaços funcionais e adaptados às necessidades desta população.
Sensibilizaram para a diferença e para o respeito dessas diferenças, uma vez que "Diferentes somos Todos, nem melhores, nem piores".
Parabéns, continuem...pessoas e projectos destes fazem falta à nossa Sociedade...

De seguida foi a vez da Escritora Ana Martins, autora do livro: "Autista, quem...? Eu?", começar a sua prelecção. Trouxe até nós o seu testemunho de vida, procurando responder a algumas questões anteriormente lançadas pelos alunos.

Através do seu testemunho de vida revelou uma grande cumplicidade, amor, dedicação e entrega...Podia tentar encontrar muitas palavras para a descrever, mas chega uma...Demonstrou ser MÃE!!!

Chegou a vez do Dr. Nuno Lobo Antunes, conceituado neuropediatra, iniciar a sua prelecção.

Durante a sua prelecção foi notório o seu espírito de humor e o porquê de cativar tantas pessoas. Justificou o porquê de ser um "exemplo", se é que alguma vez alguém duvidou.

O Dr. Nuno Lobo Antunes "viajou pelo tempo" e trouxe-nos alguns exemplos, bem demonstrativos de características específicas de crianças/jovens com Asperger. Falou-nos sobre a diversidade existente neste tipo de Perturbações, comparando essa diversidade a uma constelação de estrelas, onde existem estrelas que brilham mais e outras que brilham menos. Assim são estas crianças, têm áreas muito fortes e áreas mais fracas. Cada criança é um caso e temos de ter em atenção quais os seus traços "mais acentuados".
Apesar da grande variabilidade de comportamentos e de características que estas crianças/jovens apresentam existe uma característica que "normalmente" é comum: as dificuldades na linguagem verbal e não verbal.
O olhar da criança para a mãe é fundamental, não havendo uma relação de cumplicidade entre ambos tudo se torna muito complicado.
Numa altura em que se fala tanto de Bullying, chamou atenção para este fenómeno nesta população em especial, uma vez que em muitas situações, as vítimas são crianças com Asperger.

O Dr. Nuno Lobo Antunes define os Asperger como "tão espertinhos para umas coisas e tão burrinhos para outras", uma expressão tantas vezes utilizada connosco o que revela bem que "diferentes, somos Todos!"

Para terminar, permitam-me a ousadia de fazer uma pequena adaptação ao poema de Rosa Lobato Faria, "Quem me quiser", lido pelos alunos do 12.º ano durante a palestra.

"Quem me quiser...", aceitará a pessoa autista tal como ela é...Respeitando o seu "eu", as suas diferenças...

4 comentários:

  1. Também estivemos presentes - eu e o pai do Vasco - gostamos muito, obviamente. Fica-nos talvez como o mais importante, a certeza de que desta forma, neste tipo de acções, lentamente e a pouco e pouco se vão sensibilizando cada vez mais pessoas para este tema. Porque importante é desmistificar, mostrar, aparecer, para "normalizar". Depois vem todo um caminho que importa fazer para que se respeitem as suas especiais paricularidades, para que se aproveitem da melhor forma as suas habilidades porque somos todos seres humanos... todos devemos estar incluídos e integrados bneste mundo que é de todos...
    Gosteí de ver pais, profissionais, amigos e alunos que viam neste tema uma paixão, um gosto imenso.
    Fiqueí com a sensação de conquista de mais um bocadinho de terra e numa simples palavra tenho que dizer OBRIGADA... Obrigada por estarem connosco, por fazerem outros vir a estar com connosco, porque sózinhos é dificil.
    Abraço
    Cristina

    ResponderEliminar
  2. Olá Cristina
    Ainda não foi desta que nos conhecemos, mas espero sinceramente que isso aconteça. Ainda pesquisámos a hipótes de tentar "encontrá-la"...mas..falhámos o nosso radar!!
    Um obrigada uma vez mais pelo seu encorajamento!
    Claro que é importantissimo todos estes pequeno/grandes passos para a constante e necessária mudança de atitudes na sociedade!Os organizadores estão de parabéns!
    Um abraço
    Elvira

    ResponderEliminar
  3. É verdade, o radar esteve mesmo ligado, mas sem sucesso:)
    Compartilho da opinião da Elvira, agradecendo o alento e força que nos vai dando dia após dia.
    Parabéns aos organizadores e palestrantes.

    Abraço
    Nelson

    ResponderEliminar
  4. Também, eu estive presente e fiquei surpresa ao ver aquela imensa sala cheia. Assim unidos (pais e técnicos) parece-me que vamos longe. A ti cristina,gostei de te conheçer. Transbordas força e coragem. E isso contagia os outros pais. Um beijo grande ao Vasco

    ResponderEliminar