Olá!

Olá!
Sejam bem-vindos

quarta-feira, 31 de março de 2010

Projecto: "À Roda dos Pintores"


A Sala de Apoio a Crianças e Jovens com Multideficiência de Queluz aspira ser um espaço aberto a todos os alunos da escola de forma a promover a tolerância e o respeito pela diferença, fazendo uso dos benefícios da democracia. Para tal neste momento está a desenvolver o projecto “À Roda dos Pintores”.
Neste projecto pretende-se apresentar aos alunos da EB 1 de Queluz mestres da pintura, nomeadamente da fase Expressionista, Cubista e Surrealista.
Cada artista apresentado tem o seu jeito e maneira pessoal de criar, que será experimentado pelos alunos, com uma história de vida que irá inspirar ou acrescentar profundidade à experiência.
Os aspectos importantes deste projecto serão a descoberta, a pesquisa a criatividade e a interajuda. O produto final consiste num benefício indirecto.
O pensamento independente será encorajado, ao mesmo tempo que a responsabilidade e a colaboração são ressaltadas.
Iniciámos este projecto com a apresentação do pintor Pollock aos alunos do 1º ano, turma A.
O pintor americano Jackson Pollock é conhecido pela sua experimentação nas técnicas de pintura e pelo seu estilo abstracto. Pollock queria que os seus quadros fossem diferentes da fotografia e experimentou o que ele chamou de “pintura-acção”, com o seu corpo inteiro envolvido no movimento. Às vezes, acrescentava outros elementos surpresa nas suas pinturas-acção, como as impressões das suas próprias mãos ou objectos pessoais.
A técnica de Pollock foi facilmente experimentada pelas crianças da sala e do 1ºA, ao salpicar tinta de pincéis para as telas.
















1 comentário:

  1. É o Délcio que está a pintar o Pollock e fez uma pintura laranja.E pintei com tinta vermelha, preta e azul e gostei muito.

    ResponderEliminar