Olá!

Olá!
Sejam bem-vindos

segunda-feira, 22 de março de 2010

Os Jogos da Mimocas

Alia a educação e o entretenimento, aumenta a motivação para a aprendizagem e é adequado para todas as crianças. Contemplando itens essencialmente funcionais e adequados ao início da faixa etária a que se dirige (18 meses), introduz uma metodologia baseada no processamento e na memória visual: Introduz ainda a leitura como suporte visual da palavra oral para a promoção do desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva, e concretiza a metodologia utilizada pelas principais Associações e Fundações ligadas às perturbações do Desenvolvimento, nomeadamente no âmbito das diferentes características de processamento de informação, num ambiente interactivo multimédia.

O software em questão permite ainda promover, como efeito secundário, a motivação para tarefas de mesa que são consideradas exigentes e monótonas.

De uma maneira geral, "Os Jogos da Mimocas" podem ser utilizados em actividades pedagógicas que pretendem: desenvolver a compreensão semântica, através do aumento do vocabulário compreensivo e expressivo e da realização de classificações; desenvolver a leitura, através da discriminação e memorização visual; desenvolver a consciência corporal, através da orientação espacial e identificação sexual; desenvolver a discriminação auditiva, através da discriminação de sons familiares e diferenciados; desenvolver a memória visual, através da identificação e memorização visual de itens que podem eventualmente ser palavras; desenvolver o raciocínio sequencial, através da organização de ideias e compreensão de acontecimentos segundo a evolução no tempo; aumentar o léxico e promover o desenvolvimento da gramática através da utilização de verbos, elementos de ligação e pronomes pessoais na frase.

"Os Jogos da Mimocas" foram concebidos para serem utilizados no acompanhamento de crianças com necessidades educativas especiais, portadoras de Trissomia 21, podendo ser utilizados por todas as crianças até aos 6/7 anos de idade.

2 comentários:

  1. Olá,
    "Ratifico" a excelencia dos jogos da Mimocas... Temos o jogo original, e copiamos (lol) para cada computador cá de casa (e não só). O Vasco tem 8 anos e ainda hoje gosta de jogar de vez em quando (acho que é porque lhe faz bem ao ego - acerta sempre em tudo porque conhece o jogo de cor). Também existe a mimocas para a àrea da matemática, mas não me parece tão bom. (Ou melhor, o Vasco não é lá grande "matemático" e não é tão seduzido por estes jogos).
    É também importante que quem o utiliza com crianças que à partida não mostrem grande interesse, não desistam... insistam sempre, nem que seja apenas 1 ou 2 minutos, nem que inicialmente não o saibam jogar de forma funcional; talvez com o tempo e a insistencia a criança adira mais ao jogo... digo isto porque foi assim que aconteceu com o meu menino, e hoje é um craque da mimocas.
    Abraço
    Cristina

    ResponderEliminar
  2. Olá Cristina
    Mais uma vez um obrigada pelo contributo. Também tenho a opinião que o da matemática não é tão atractivo mas são de facto bons materiais.
    Um abraço
    Elvira

    ResponderEliminar